27.12.08

Em algum lugar, em alguma noite...

- Satã, é você?

- Sim, sou eu.

- Puta merda, você me assustou! Pensei que fosse um ladrão. Quase abri sua cabeça com uma paulada.

- Seria engraçado isso...

Largo o pau em cima da mesa e sento. 1 garrafa de gin. Vários cigarros. Algumas carreiras de pó. 1 mesa. Isto é tudo que interessa.

- Fazia tempo que eu não te via.

- Existem certas regras a serem cumpridas. Ele não pode vir até aqui, eu também não. A diferença é que eu faço o que quero. Ele não. É um escravo de suas próprias regras.

Mas, como você deve saber, eu não sou de me submeter a regras, eu as crio. Melhor governar no inferno...

-... do que servir nos céus. Sim, já cansei de ouvir você falar isso. Você é o cara.

- (Riso) Eu não me gabo... deixo isso para vocês.

- Está servido?

- Sim.

- Nunca imaginei que um dia dividiria meu cigarro e minha bebida com o diabo. É...

- Imagino que você já tenha estado com pessoas piores do que eu.

- É verdade! Ah... já andei com verdadeiros porcos! Você até que é agradável comparado com eles... aliás, porque você vem me visitar? Você deve gostar de mim para vir aqui. Lá embaixo não é bom?

- Você sabe que eu não posso falar como é lá.

- Mas você não descumpre as regras?

- Só posso lhe garantir uma coisa: não é. Eu venho aqui por que você é uma alma perdida. Você segue o rumo até mim. Porque você não pára de ser assim, sabendo que está caminhando para uma eternidade de sofrimento?

- Porque as pessoas não podem deixar de ser o que elas são. Todos querem me dizer o que eu devo fazer, como me comportar, como ser uma boa pessoa, um bom empregado, mas eu prefiro simplesmente ser eu mesmo. Se isso me levar ao inferno, foi minha escolha.

- Você não sabe do que está falando...

- E você sabe? Já viveu como um humano?

- Lá embaixo é bem pior do que aqui.

- O que é isso? Está se importando comigo? Hehe... eu sabia que você gostava de mim!

- Não que eu esteja sentindo algo, mas quero deixar claro isto. Eu posso sentir. Não é negado a mim sentir e por isso abraço todos meus sentimentos e instintos com toda a intensidade! Para Deus, acostumado com sentimentos insípidos, com o ''amor universal'', isso é o pecado!

Hipócrita! Ama-se todos para não se amar ninguém! A importância do amor reside justamente no fato de que aqueles que são amados são especiais para quem ama, são diferentes do resto. Mas se você ama todo mundo, todos são iguais, logo ninguém é especial! Eu escolho aqueles de quem gosto, embora goste de vê-los queimando também...

- É, não posso dizer que sou um cristão fervoroso. Agora sou eu que estou começando a gostar de você. Então você não é muito diferente de um ser humano.

- De fato. É bom que goste, afinal, passaremos um longo tempo juntos...

Acendo outro cigarro. Ligo o som. Encho os copos. A noite está só começando.


Raul Galhardi

3 comentários:

Samuel Hübler disse...

curti, cara

Unknown disse...

massa!

eu espero estar no rol de queridos do capeta... e no seu também.

=)

Frig disse...

eh notavel algumas influências...
boas influencias.
BELO TEXTO!